O universo pós-apocalíptico de FALLOUT

Fallout é um RPG eletrônico produzido por Tim Cain, desenvolvido pela Black Isle Studios e publicado pela Interplay em 1997. A história ocorre nos séculos 22 e 23 e tem influência da cultura americana em 1950, após a segunda guerra mundial, com esperança de promessas de tecnologias e medo de aniquilação nuclear. Fallout acontece em um cenário pós-apocalíptico, porém é baseado na visão das pessoas dos anos 50 de como seria o futuro, contando com carros antigos, várias imagens desenhadas e pôsteres pregados nas paredes, no estilo dessa época, além de computadores e robôs que sustentam a idéia de que “quanto mais botões coloridos e luzes melhor”.

A série é considerada por alguns como uma continuação não-oficial de Wasteland, mas tal título não poderia ser utilizado pois a Electronic Arts possuía os direitos de uso do mesmo; e, exceto por pequenas referências, os jogos ocorrem em universos distintos. Fallout utilizaria o sistema GURPS da Steve Jackson Games, mas o acordo entre as partes não se concretizou devido ao uso excessivo de violência no jogo, forçando a Black Isle a alterar o sistema GURPS para o sistemaS.P.E.C.I.A.L., desenvolvido internamente.

Fallout usa um sistema de criação de personagem chamado SPECIAL. SPECIAL é o acrônimo de Strength (Força), Perception (Percepção), Endurance (Resistência), Charisma (Carisma),Intelligence (Inteligência), Agility (Agilidade), and Luck (Sorte). Esses são sete atributos básicos de cada personagem no jogo. Eles são usados para determinar as skills(habilidades) e as perícias(perks) dos personagens.


História

Em 2077, a escassez de petróleo e as tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China provocam uma guerra nuclear. Os ataques começam e a explosão acaba com toda a costa oeste da América do norte. O governo dos EUA, como precaução, construiu vários abrigos nucleares chamados Vaults, e mandou para esses abrigos cidadãos americanos devidamente escolhidos (os que tinham boa saúde e a mínima propensão para doenças).

A série

Fallout

O primeiro jogo começa cerca de uma geração após a guerra. Você nasceu e foi criado por um robô dentro de um desses abrigos (o Vault de número 13). As pessoas vivem de forma pacífica dentro desses abrigos, reciclando o próprio lixo e purificando a água. Mas de uma forma inexplicável o chip responsável pela purificação da água quebra e seu abrigo ficará sem água em alguns dias. Então você é incumbido da tarefa de buscar um novo chip e trazer ao seu abrigo. Você sai olhando pela grossa porta de metal sem idéia nenhuma do que o aguarda do lado de fora. A vida dos habitantes do abrigo depende apenas de você.

Fallout 2

O ano é 2241, oitenta anos após o Vault Dweller ter derrotado o líder mutante Master. O personagem jogador recebe a alcunha de Chosen One (que significa “O Escolhido”), e é escolhido pelo seu povo para salvar seu desolado vilarejo de Arroyo. Ao partir em busca do G.E.C.K.(Garden of Eden Creation Kit). Ao retornar à sua sofrida vila, ele encontra o sábio local Hakunin em agonia no limiar da morte. Este o avisa em seus últimos sussurros que o seu povo foi capturado por homens estranhos que vieram do sul, e que estão além do mar. A missão de Chosen One se transforma em um dilema para derrotar a poderosa força do Enclave, a reminiscência do antigo governo americano que deseja a volta ao poder através da aniquilação de qualquer ser que não esteja puro contra os danos da radiação. Ao chegar ao Poseidon Oil Rig, o Chosen One encontra seus conterrâneos e familiares aprisionados por um Enclave tecnologicamente superior. Ao montar uma armadilha que arquiteta a auto-destruição da plataforma-base da Enclave, o Chosen One se depara com um perigo ainda maior: Frank Horrigan, o general de campo dos remanescentes governamentais, e sua arma mais perigosa. Após derrotar Frank Horrigan, o jogador finaliza a história principal, salvando o povo de Arroyo e estabelecendo alianças ou a perdição das demais cidades presentes no jogo, dependendo de suas ações.

Principais diferenças com o Fallout 1

  • Os companheiros agora podem evoluir com o passar do tempo assim como o jogador.
  • Exclusão do “Tell me about” (“Conte-me sobre isso”)
  • Completar o jogo muito rápido, conhecido também como speedrun foi freado em Fallout 2, levando mais tempo para o jogador completar a missão principal (main quest).
  • Inclusão da Reputação (Reputation) no Karma. Karma é uma indicativa mais geral no jogo enquanto reputação é algo que varia de cidade pra cidade.
  • Temas considerados mais maduros, como drogas e prostituição foram bem ressaltados, sendo muito evidentes em diversas partes do jogo. Além disso, as referências foram aumentadas significativamente, além dos chamados “easter eggs”. Isso gerou duas vertentes de fãs, uma dizendo que isso acabou estragando o jogo e a outra que isso enriquecia. Também é muito existente o tema da escravidão (slavery) no jogo.
  • As habilidades (skills) começam mais baixos, e foram melhor balanceados. Como exemplo, a habilidade unarmed agora é mais útil.
  • Uma seleção muito maior de armas e equipamentos do que a vista no primeiro jogo.
  • No Fallout 1, as cidades eram mais individuais, sem tanto contato com outras, sendo assim, as missões secundárias (side quests) que ocorriam no primeiro jogo geralmente não necessitavam do jogador de fazer viagens entre cidades. Isso mudou no Fallout 2, já que as cidades estabeleceram melhores comunicações umas com as outras.

Fallout 3

O jogo se passa em Washington, DC pós-apocalíptica, em uma visão retro-futurista. A capital dos Estados Unidos foi impiedosamente atingida por bombas nucleares durante a Grande Guerra contra a China. A Grande Guerra foi uma guerra nuclear que causou um ataque nuclear no dia 23 de Outubro de 2077 que durou apenas duas horas, mas o suficiente para causar uma massiva destruição em massa, matando bilhões de pessoas. Antes da Grande Guerra houve a Guerra dos recursos, que causou o fim das Nações Unidas, uma praga de vírus paranóia nos Estados Unidos e fez com que o Canadá fosse anexado pelos americanos.

O jogador é um jovem habitante do Vault 101, um abrigo anti-nuclear construído na região de Washington D.C. O Vault 101 foi construído para proteger uma pequena parte da população da região, e também para fazer parte de um experimento social. O Vault foi ordenado a permanecer fechado, e assim supostamente permaneceu por 200 anos, até que James, pai do jogador, abre a porta para o mundo exterior e desaparece sem dar nenhuma explicação. O supervisor do Vault passa a acreditar que o jogador tenha alguma relação com a fuga do pai, e envia boa parte dos seguranças do Vault para prendê-lo. Isso deixa o jogador sem nenhuma escolha, a não ser escapar do Vault com a esperança de encontrar seu pai em algum lugar e descobrir porque ele fugiu.

Completamente destruída e arrebentada, com uma decadência de vegetação e vida, monumentos e estruturas partidas ao meio, Washington D.C e seus arredores foram completamente atingidas durante a Grande Guerra. Não existe mais transporte, e por isso a circulação entre as cidades é feita a pé, através das ruínas da capital ou do deserto selvagem de Wasteland. Devido as estruturas aos montes espalhados pela capital, o único modo de chegar em alguns pontos é através do Metrô da cidade.

Mudanças em relação aos jogos anteriores:

  • Enquanto Fallout e Fallout 2 tinham um combate baseado em turnos e visão isométrica em 2D, Fallout 3tem um combate em tempo real e gráficos com uma engine 3D, além de uma visão em primeira e terceira pessoa. Fallout Tactics e o cancelado Van Buren também tinham características tanto relacionadas aos combates em tempo real como por turnos.
  • Perks e Traits se uniram. Em Fallout e Fallout 2 os Traits eram escolhidos durante a criação do personagem, e geralmente combinavam em uma poderosa vantagem e outra desvantagem, onde os perks eram apenas bônus.
  • No sistema SPECIAL, o número de Skills foi diminuído de 18 para 13, os Traits foram removidos e os Perks são escolhidos a cada nível, ao invés de a cada 3 ou 4 níveis como antes.

Curiosidades:

  • No universo Fallout, o ataque nuclear que devastou o mundo ocorreu no dia 23 de outubro de 2077, e Fallout 3 foi lançado na mesma data em 2008.
  • A inspirarão para o modo V.A.T.S. foi o modo replay do jogo Burnout.
  • Os sons da arma Fat Man foram produzidos na cantina do escritório da Bethesda.
  • Existe um prédio no jogo chamado Hubris Comics, que possui um terminal com um texto de aventura chamado The Reign of Grelok.
  • A downtown D.C. no Fallout 3 era duas vezes maior. A equipe percebeu que isso fazia com que a cidade se tornasse confusa e resolveu cortar a cidade pela metade. Em compensação, a área de deserto da Wasteland duplicou de tamanho, porque acharam ela pequena demais.
  • Os carros do Fallout 3 são baseados no Ford Nucleon, um carro conceito criado na década de 1950 que funcionava com um gerador nuclear.
  • O relógio mais comum no jogo são redondos e brancos que mostram os ponteiros parados e marcando 9:47. Este é o momento em que as bombas caíram sobre a costa leste.

Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Games e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s