Top 10 – Contra o crime

Neópolis. Uma cidade com muitos problemas. Como toda metrópole o crime está presente. A prostituição, o tráfico de drogas, gangues, assassinatos, perversão, monstros gigantes e colisões interdimensionais são ocorrências comuns no 10º distrito de polícia de Neópolis. A verdade é que no universo de Top 10 TODOS possuem superpoderes. TODOS!!!

Este devaneio não podia ser criado por ninguém menos do que Alan Moore (o mestre Alan Moore). Top 10 já te conquista logo de cara com tantos personagens interessantes, a começar pela policial novata Robyn Slinger (Toy Box) que nos é apresentada logo no primeiro capítulo e que nos serve como avatar ao conhecermos a cidade e seus habitantes.

 

A tônica da revista é policial, sem dúvida. É como se fosse um Nova York contra o crime ou The Shield com capas. Mas engana-se quem pensa que vai ver a Liga da Justiça ou Os Vingadores usando distintivos. Muito pelo contrário. Em meio a todo aquele colorido  esconde-se a face do mal e do crime. As questões abordadas são maduras, controversas e polêmicas. Tópicos como exploração sexual de menores, religião (eu disse que em meio aos policiais existe um adorador do demônio?), sexo inter-Espécies e o uso ético dos poderes são bem explorados por Moore.

Os personagens são muito carismáticos. Como não gostar de Jack Phanton, uma lésbica etérea; King Peacock, devoto de um culto satânico; Sinestesia, que tem os sentidos misturados; Smax, uma ser místico invulnerável; Irma Geddon, uma mulher com uma armadura com imenso poder de fogo mas que também é uma dona de casa dedicada e o meu favorito: Sarg. Caesar (um cachorro super inteligente em um corpo biônico). Isso sem falar nos demais que se eu fosse realmente me aprofundar passaria a noite toda escrevendo. Eu acho que uma coisa que Moore faz com maestria é nos dar uma visão humana dos personagens. Eles tem problemas e fraquezas como todas as pessoas. Os protagonistas têm suas paixões e defeitos, continuam heróis, mas sempre verossímeis.

A arte de ‘Top Ten’ ficou a cargo de Gene Ha (de As Aventuras de Ciclope e Fênix), que encheu as ruas e cenários de Neópolis com referências a centenas de universos da ficção científica e dos quadrinhos (pode procurar que você vai encontrar referencias a personagens como Batman ou Rorschach). Sugeridas pelos ilustradores ou pelo próprio Moore, elas são um atrativo extra. Vasculhar páginas em busca de surpresas escondidas é algo irresistível aos fãs mais devotados.

O que posso dizer é que até agora não encontrei ninguém que tenha lido Top 10 e não tenha gostado. Para falar a verdade a única coisa de ruim que ouço é: “ahhh… já acabou? Eu queria mais…”. Sim, por que quando você começa a ler vai do início ao final sem parar, tamanha é a satisfação de ler. Sem dúvida Top 10 tem que estar na estante de qualquer um goste de quadrinhos.


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Quadrinhos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s