A ORIGEM DO CAPACETE

Thomas Edward Lawrence, conhecido mundialmente por Lawrence da Arábia, foi, de forma indireta, o responsável por tornar o capacete um item de segurança tão conhecido e importante. Ele era um oficial inglês que se tornou famoso por sua habilidade e percepção ao relatar ao mundo a terrível guerra que ocorreu em 1916 no então inóspito Oriente Médio. Apaixonado por motocicletas, Lawrence sofreu um acidente em sua moto, uma Brough Superior SS100, em uma estrada perto de sua casa de campo na pequena cidade inglesa de Wareham. O motivo do acidente se deu por uma irregularidade na estrada, que impossibilitou Lawrence ver com antecedência dois garotos que andavam de bicicleta. Ao tentar desviar para não feri-los, o famoso oficial inglês perdeu o controle de sua máquina e foi jogado por cima do guidão da motocicleta. Na queda, Lawrence da Arábia sofreu graves lesões na cabeça, entrando em coma, e, após seis dias, falecendo.
Indignado com a grande perda, Hugh Cairns, o neurocirurgião que o atendeu, iniciou um longo estudo sobre a perda desnecessária de vidas por pilotos de motocicleta que se feriam na cabeça. Graças a esse detalhado e amplo estudo de Cairns, tanto o exercito inglês quanto os civis passaram a utilizar capacetes, e consequentemente outros países seguiram o exemplo da Inglaterra.


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s