9 Tratamentos Médicos Inspirados em Seus Pesadelos

_________________________________________________________
9| Eletro-estimulação Facial
_________________________________________________________

Na verdade este homem não está gritando de horror.São fios de eletrodos que estão causando essa expressão devido as correntes elétricas que contorcem os seus músculos faciais contra sua vontade (Ok,talvez possa estar gritando de horror também).

Um dos experimentos científicos mais chamativos, por seu caráter visual, talvez seja o experimento sobre eletro-estimulação em músculos faciais realizado por Guillaume Benjamin Amand Duchenne de Boulogne.
Duchenne foi um neurologista francês do século XVIII que, interessado  nas experimentações de Luigi Galvani com eletro-estímulos musculares em animais, investiu enorme quantidade de recursos em “mapear” os músculos faciais e as expressões resultantes a partir dos estímulos elétricos.

Assistido pelo trabalho em musculatura do anatomista escocês Charles Bell, Duchenne publicou uma obra intitulada “Mecanisme da Physionomie Humaine”, a qual, por suas incríveis imagens, cativaria o interesse de algumas das mentes mais brilhantes de sua época apesar do pouco rigor científico da obra -inclusive Darwin, que utilizou as imagens de Duchenne em seu tratado de 1872 “A expressão das emoções no homem e nos animais”-. De fato Duchenne estava interessado em achar um “elo” entre as expressões e a alma.

______________________________________________________
8| Helioterapia
______________________________________________________

Esta foto é uma daquelas situações raras onde o ”ritual UFO” é o melhor cenário de eventos. Quando você vê um anel de crianças (seminuas) que mantêm as mãos dadas em um quarto escurecido em volta de uma incandescência de luz,você ouve automaticamente um tipo de sonoridade  gótica em sua mente? 

Elas estão de fato em volta de uma ”lâmpada de sol”.Iniciando até o final dos anos 1800,as crianças que sofriam de lupus e tuberculose foram enviadas a hospitais e clínicas para receber o tratamento de Helioterapia.A pele das crianças produziam a vitamina D em resposta à luz,e com isso elas foram melhorando a capacidade de repelir tuberculose e outras infecções bacterianas.

_________________________________________________________

7| Pulmões de Aço
_________________________________________________________

Esta imagem com cabeças de crianças amontoadas e uma enfermeira com um sorriso bizarro parece até que foi tirada em alguma parte não apresentada da fábrica de Willy Wonka.Infelizmente a realidade é bem pior do que isso.

Criada pelo professor Philip Drinker na década de 1920, a máquina chamada de pulmão de aço exerce pressão para expandir a caixa torácica, forçando a entrada do ar. Útil no tratamento de insuficiência respiratória grave, foi usada para minimizar os danos da poliomielite, também chamada de paralisia infantil, anos mais tarde.

O aparelho parece ter saído de um filme de ficção científica.O paciente fica com todo o corpo dentro de uma câmara, apenas a cabeça fica do lado de fora.Nos anos de 1950, para combater a solidão do tratamento, alguns hospitais passaram a instalar espelhos que aumentavam o campo de visão.

________________________________________________________

6| Ressecção de costela
________________________________________________________

As costelas desse homem passou por um processo de ressecção para drenar o pus fora dos seus pulmões antes que ele se afogasse no mesmo.
Durante os dias,antes dos antibióticos,era comum este efeito colateral da pneumonia.As costelas muitas vezes eram retiradas para facilitar o processo de incisão e drenagem nos pulmões,um procedimento muito perigoso e que matou vários pacientes.

Hoje em dia a  ressecção de uma costela é um procedimento comum na abordagem de cirurgias torácicas ou retroperitoneais,por exemplo,uma nefrectomia pode começar por “Incisão de lombotomia sobre a 12ª costela com ressecção da mesma e abertura da parede por planos”.

_______________________________________________________

5| Rede de suspensão
_______________________________________________________

Paciente suspenso antes da aplicação de gesso para deformidade da coluna vertebral.

Este mecanismo que parece até ser de tortura,na verdade era para pacientes com escoliose e outras deformidades a fim de “corrigir” tal deformações.Eles eram  pendurados neste mecanismo com as  mãos e os pés presos.

Isto esteve de volta também durante o reino horripilante da poliomielite,quando a comunidade médica foi dominada com casos de deformidades esqueléticas.Para facilitar os processos,homens fortes de circo tentavam colocar alguns membros das pessoas de volta no lugar.Embora essa foto seja menos perturbadora.

”O drama das anormalidades esqueléticas e outras ainda mais severas,causadas pelo uso de talidomida em mulheres grávidas,alertou a profissão médica a causas evitáveis de malformações congênitas.Quando o problema emergiu no Canadá no início dos anos 1960, pediram-me para juntar uma força de tarefa para aconselhar o governo canadense sobre como tratá-lo.O nosso grupo visitou a Alemanha e outros países para aprender mais sobre como eles enfrentavam os seus grandes números de crianças deformadas.
Trabalhando ainda mais nos fatores hereditários e de desenvolvimento,poderá nos levar a métodos de prevenção pelo menos em alguns desses transtornos.”  John E. Hall

Anormalidades de nascimento secundárias à exposição de talidomida,uma substância  utilizada como  anti-inflamatório,sedativo e até como medicamento hipnótico.De acordo com os seus efeitos teratogênicos,essa substância deve ser totalmente evitada durante a gravidez ou no início,caso contrário causará mal formação ou a ausência de membros no feto.

___________________________________________________________

4| Despiolhamento (DDT)
___________________________________________________________

Esta fotografia representa uma enorme nuvem de veneno cujo soldado estava usando para matar os piolhos no cabelo. Os piolhos transmitem doenças, e na Segunda Guerra Mundial, os mesmos foram especialmente comuns entre os prisioneiros de guerra e sobreviventes de campos de concentração.

O produto comercial Zyklon-B, da forma como foi usado durante a Segunda Guerra Mundial no território sob poder alemão, é composto principalmente de granulados de gesso embebidos em ácido cianídrico líquido.Até a introdução do DDT após o final da guerra, ele foi o mais eficaz dentre os conhecidos produtos de combate a pragas. Desde o início dos anos 1920, ele foi aplicado cada vez mais em todo o mundo pelos agentes de combate a todos os possíveis tipos de pragas:em depósito de alimentos, silos de cereais, trens e navios cargueiros, mas também em edifícios privados e públicos, em casernas, campos de prisioneiros, campos de concentração etc.

Praticamente todos os campos de concentração tinham câmaras de gás para despiolhamento. Todas as roupas eram periodicamente gaseadas, tais como cobertores, toalhas, etc.

___________________________________________________________

3| Máquina de raio violeta
___________________________________________________________

Esse objeto na  imagem acima sendo empurrando no nariz é chamado de máquina de raio violeta,que era um dispositivo médico portátil utilizado para aliviar dores leves e irritações na pele.Eles começaram como simples dispositivos,mas rapidamente se dissolveram e foram produzidos em massa.Essas bugigangas poderiam supostamente curar tudo,de nariz entupido até problemas de próstata.

___________________________________________________________

2| Plombage
___________________________________________________________

Plombage era um método cirúrgico utilizado antes da introdução da terapia anti-tuberculose. 

Plombage é um tratamento que foi utilizado para a tuberculose na década de 1930 até os anos 1950.Com o advento dos antibióticos para o tratamento de pacientes com tuberculose,a prática foi abandonada como um método de tratamento.Uma vez que poderia causar complicações consideráveis ​​para o paciente,os médicos observaram alguns resultados positivos.
Algumas revistas médicas contêm uma série de relatos de pacientes com 50 anos ou mais de pós-plombage que desenvolveram câncer,infecções e outros problemas,como resultado direto do tratamento.

A desvantagem dessa terapia é a complicação de retirar do corpo essas bolinhas,o que poderia levar a  infecções e outras complicações graves relacionadas ao tecido pulmonar.

___________________________________________________________

1| Tratamento radioativo nos olhos
___________________________________________________________
O paciente recebe doses de estrôncio radioativo,que dispara radiação no globo ocular para destruir tumores ou qualquer outras coisas bem piores que você não queria ter,tanto que irradiando o seu olho é considerado uma alternativa até melhor.Este tratamento ainda é usado,embora hoje esteja sendo trabalhado de uma maneira muito menos horripilante.

Durante a década de 1950,as pessoas não sabiam muito sobre os perigos da radiação desse elemento químico.

Assim como as plantas absorvem Estrôncio 90 por causa de sua semelhança com o cálcio,também acontece o mesmo com o corpo humano.Como o cálcio, que tende a depositar-se nos ossos.Com uma meia-vida de 29,1 anos,o estrôncio 90 tem o potencial de prejudicar as pessoas por um tempo causando câncer ósseo e leucemia.


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Ciências e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s