Os segredos dos líderes de sucesso

Não basta ter conhecimentos técnicos e ótimas ideias. É necessário envolver pessoas e formar uma equipe de verdade. – Ram Charan

Uma das maiores autoridades em execução e liderança, o indiano Ram Charan, destaque alguns segredos.

A execução é uma disciplina que está em vantagem competitiva e hoje os executivos investem 70% e 80% do seu tempo nisso. Todos precisam entregar e fornecer resultados e por isso a execução depende basicamente de se tornar um hábito e uma prática. “Se você vê espaço de melhoria, diga e faça. A comunicação é o fio que aproxima o mundo e faz dele um lugar melhor”, ressalta.

Charan destaca três passos fundamentais, muito importantes para a execução, que devem se tornar hábitos pessoais de um gestor.

1º. Passo: Jamais encerre uma reunião sem um fechamento – é preciso encerrar tendo definido quem vai fazer o que e para quando será a entrega. “Isso é liderança e só assim é possível melhorar e colocar a responsabilidade em prática”, explica Charan. O palestrante acrescenta que toda empresa tem conflitos nesse momento, mas seres humanos trabalhando juntos é que dão sentido ao que será desenvolvido.

2º. Passo: Siga tudo que você designou, dentro do formatado – o acompanhamento e a disciplina é que garantem o sucesso da execução. Charan cita como exemplos empresas como a Apple e a Ford. “Você precisa conhecer a sua empresa, saber quem é bom e em qual segmento. A execução requer essa disciplina da repetição”, afirma.

3º. Passo: Faça sempre uma avaliação dos resultados e dê feedback – uma avaliação relevante e construtiva deve ser feita em 24 horas, no máximo em 26. “Um treinador não espera um ano inteiro para avaliar seu atleta. Isso ocorre logo depois da partida e é assim que deve ser”, compara Charan. Segundo ele, não precisa ser nada longo. São apenas algumas palavras que não serão esquecidas pela pessoa. Ela irá melhorar ao longo do ano, em suas próximas atividades. Além disso, vai saber que isso é importante para o desenvolvimento dela.

Pessoas certas
Charan reforça a necessidade de os gestores praticarem os três hábitos com seus subordinados diretos e a partir daí identificarem as pessoas certas para cada cargo. “Não terceirizem essa função porque bons líderes têm que saber escolher a sua equipe”, aconselha.

Para mostrar como a escolha de pessoas define diretamente o resultado de importantes decisões, o especialista cita o exemplo da livraria Barnes & Noble, nos EUA, que não foi capaz de identificar a necessidade de novas competências para o seu mercado, com o advento das vendas pela internet, mudanças em logística e estoque. O desempenho da Amazon.com ressaltou as deficiências da concorrente.

Nesse processo, Charan destaca que muitas vezes é preciso eliminar intermediários para provocar uma mudança no modelo de gestão. A evolução do negócio depende do aprendizado de novas habilidades e de dar voz ativa aos gestores.

Outro exemplo citado foi o que aconteceu com os jornais nos EUA, onde as principais fontes de renda eram publicidade e classificados. Com a chegada da internet, foi necessário mudar a estratégia para atrair outro tipo de publicidade que gerasse renda. E para isso, era necessário identificar diferentes talentos para esse mercado. Quem não conseguiu quebrou.

Intuição é uma palavra de cautela que sempre deve estar na mente de um gestor, segundo Charan. “Pessoas ‘pisam na bola’ apesar de seus talentos e um líder precisa ter intuição para avaliar os fracassos”, explica. Nesse caso, o especialista indica que se avalie as causas do fracasso e redesenhe os processos ao invés de simplesmente demitir.

Não se deve perder talentos para a concorrência. “O grande patrimônio de uma empresa é o talento preservado e não os resultados financeiros. O desafio é agrupar talentos que possam trabalhar bem juntos”, afirma.

Desenvolvimento de líderes
O talento para liderança precisa ser transparente em quem ocupa esses cargos. Charan conta que já viu muitos “lobos solitários”, muito inteligentes, hábeis na preparação de apresentações brilhantes, que sabiam todas as respostas, mas que não tinham a capacidade de ouvir, nem de desenvolver equipes e muito menos de lidar com conflitos. “Essas pessoas não são líderes e isso precisa estar bem claro”.

O palestrante destaca dois critérios essenciais de um líder. O primeiro é construir equipes, contagiá-las com entusiasmo e fazer dessa estratégia uma prática. O segundo é a capacidade de desenvolver outros líderes.

Outra dica do especialista é a necessidade de praticar a tomada de decisões. Reuniões frequentes são importantes para discutir os pontos fortes, melhorar. “Faça isso semanalmente, levando em conta os três passos fundamentais e incentive a criatividade. Se você fizer isso bem feito, vai vencer”.

Um ponto importante na rotina do líder é saber identificar na sua equipe quem é o elemento integrador. Charan destaca que os integradores vão tirar o melhor de cada especialista e criar algo novo, forte e impressionante. “Ao delegar essa função de integrar, um líder terá excelentes resultados”, afirma.

Charan termina a palestra com um conselho que sintetiza todos os seus argumentos: “Não deixe para depois o que depende de você. Pratique, pratique, pratique!”


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Upgrade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s