Por que o dia tem 24 horas?

O dia tem 24 horas porque esse é o tempo necessário para que a Terra dê uma volta completa em torno do seu próprio eixo.

Essa parte com certeza você sabe. Ou não, mais se eu perguntar, qual é a duração de um dia, Por que o dia tem 24h, por que uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos? Talvez você NÃO conseguirá responder.Vamos lá.

A duração de um dia como já citado é a quantidade de tempo que a Terra leva para girar uma vez em torno de seu eixo. Mas quanto tempo a Terra leva para girar? É aí que as coisas começam a ficar completamente arbitrárias.

  • Um dia consiste de 2 períodos de 12 horas, totalizando 24 horas.
  • Uma hora consiste de 60 minutos.
  • Um minuto consiste de 60 segundos.
  • Os segundos são subdivididos em um sistema decimal em “centésimos de segundo” ou “milésimos de segundo”.

Por que o dia tem 24 horas, não se sabe ao certo mas uma  tradição antiga de uma enciclopédia Britânica diz o seguinte:

“O mais antigo relógio de sol conhecido é um egípcio, feito de xisto verde, construído pelo menos no século VIII a.C. Consiste de uma base reta com uma cruz elevada em uma das extremidades. A base, em que é gravada uma escala de seis divisões de tempo, é colocada na direção leste-oeste, com a cruz na extremidade leste pela manhã e na oeste à tarde. A sombra dessa cruz na base indica a hora. Relógios desse tipo ainda são usados em áreas primitivas do Egito”.

Por que uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos?

Também não se tem certezas da resposta da tal pergunta. Sabe-se, no entanto, que os egípcios usavam um calendário que tinha 12 meses de 30 dias, totalizando 360 dias. Acredita-se que seja por isso que os círculos são divididos em 360 graus. Dividindo 360 por 6 se obtém 60 e 60 também é o número base no sistema matemático babilônico.

O que significa AM e PM?

Essas abreviações significam ante meridiem, antes do meio-dia, e post meridiem, depois do meio-dia, e são uma invenção romana. De acordo com Daniel Boorstin em seu livro The Discoverers (Os descobridores), essa simples divisão do dia em duas partes foi a primeira contribuição romana com relação ao tempo em um dia.

“No final do século IV a.C., os romanos dividiam seus dias em apenas duas partes: antes do meio-dia e depois do meio-dia. Um assistente do cônsul foi escolhido para observar quando o sol cruzasse o meridiano e informar ao Fórum, uma vez que os advogados tinham de comparecer nos tribunais antes do meio-dia”

O homem moderno baseia seu tempo em segundos. Um dia é definido como 86.400 segundos e um segundo é oficialmente definido como 9.192.631.770 oscilações de um átomo de césio 133 em um relógio atômico.


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Ciências e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s