O Fantástico Jaspion!!!

Kyojuu Tokusou Jaspion (Investigador de Monstros Juspion), lançado no Brasil como O Fantástico Jaspion, é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, e no Brasil transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988 até meados de 1994. Estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel do querido e inesquecívei Jaspion. Chegou a hora de conferir um especial nostalgico sobre O Fantástico Jaspion.

A História

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro.
Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros. Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu “pai” os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo (metal Ejinium); a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante.

Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.

Dez coisas que você não sabia 

  1. Jaspion obteve um sucesso tão grande, que mesmo sendo exibido em uma emissora de porte pequeno como a TV Manchete, sua audiência superava a da Globo que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto de audiência na época. A série chegou até conseguir picos de 14 pontos, os maiores da história da TV Manchete.
  2. Jaspion veio do inglês Juspion que é uma aglutinação das palavras Justice e Champion e foneticamente adaptada ao português como Jaspion.
  3. O ator que interpretou Jaspion, Hikaru Kurosaki, há muito tempo deixou a carreira artística e hoje vive como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).
  4. A atriz que interpretou Anri (Kiyomi Tsukada) interpretou a fotógrafa Gunko em Machineman e fez uma aparição em Shaider (como Vivian), e hoje mora no estado americano do Texas.
  5. O ator Hiroshi Watari criou sua própria vestimenta para compor o personagem Boomerman e assim participar do seriado.
  6. Em alguns episódios é possível ver o logotipo da Suzuki na lateral da Allan Moto Space.
  7. Jaspion foi dublado na Álamo, que anos depois dublaria diversos animes como Dragon Ball. O personagem-título foi dublado por Carlos Takeshi, que também dublou Change Griffon em Changeman, algumas pontas no anime Comando Dolbuck, no tokusatsu Winspector e Tremi de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco (versão Gota Mágica). Na última vez que foi visto, Takeshi apareceu como apresentador do programa InfoShop no canal Shoptime.
  8. Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Líbero Miguel (Satan Goss e Iki), Carlos Laranjeira (Boomerman e Hiroshi), Marcos Lander (algumas pontas), Renato Master (Senhor Akiyama), Mário Vilela (algumas pontas), Eleu Salvador (Sr. Yada no episódio 23 e Gasami 2 no episódio 25), Borges de Barros (Edin) e Francisco Borges (Primeira voz do MacGaren até o episódio 16 e narrador da série inteira; falecimento mais recente ) e Ricardo Medrado (MacGaren a partir do episódio 17).
  9. Sempre que Satan Goss aparecia para enfurecer algum monstro o narrador Francisco Borges dizia “Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis”, mas isso aconteceu somente até o episódio 26, daí para frente o narrador deixou de falar essa frase.
  10. Jaspion não fez um grande sucesso no seu país de origem, o Japão. Com 46 episódios filmados e um episódio especial, não chegou a ser um fracasso. O Brasil até hoje continua sendo o país com o maior número de fãs de Jaspion no mundo.

Este vídeo é um making off raríssimo dedicado aos fãs da série.

Já neste vídeo temos uma entrevista do Jaspion com o MacGaren, eles comentam sobre a serie.

E para encerar este especial de maneira super nostálgica, fique com a abertura desta série que estará sempre em nossos corações.

Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Old School e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s