t.A.T.u.

t.A.T.u. vem do russo “Та Любит Ту (Ta Lyubit Tu)”, que significa “Essa Ama Aquela” foi composta início de 1999  foi uma dupla russa: Yulia Volkova e Lena Katina.

O grupo foi criado por Ivan Shapovalov, um ex-psicólogo infantil (???) que trabalhava com propaganda e tinha muita vontade de dirigir um videoclipe. Como não é tão fácil conseguir que alguém contrate um desconhecido para fazê-lo, Shapovalov teve a ideia de criar o seu próprio grupo. A idéia original da banda era para ser apenas Lena (escolhida entre 400 meninas), mas depois Yulia foi adicionada à mistura após a produtora Elena Kiper ter um sonho se beijando com outra mulher e acordar declarando, “Ya soshla s UMA!” (All The Things She Said, em inglês). Assim surgiu a imagem controversa e primeiro single do tATu. Foi realizada então uma segunda seleção para o segundo membro do duo t.A.T.u., na qual foi escolhida Yulia. Yulia Volkova integrou o grupo Neposedy por três anos, e ao atingir os 14 anos de idade foi expulsa por atos como fumar, beber e tocar em outros integrantes do grupo.

Seu videoclipe para o primeiro single, Ya Soshla S Uma (All The Things She Said, em inglês), no qual as duas aparecem trocando carícias e beijos, o que despertou a curiosidade do público.

As duas venderam mais de um milhão de cópias de seu primeiro CD 200 po Vstrechnoy. Após Ya Soshla S Uma, a dupla lançou ainda mais dois videoclipes polêmicos deste mesmo álbum. Foram estes Nas Ne Dogonyat (Not Gonna Get Us em inglês), no qual elas roubam um caminhão e saem pela estrada do lado errado da pista (aliás, “200 po vstrechnoy, dvesti po vstrchnoy” 200km/h na contramão, juntas para sempre, vem desse clipe) atropelando tudo o que vêem pela frente e 30 Minut, no qual Yulia vê Lena com um rapaz e mata os dois, restando a dúvida: era ciúmes do rapaz ou de Lena?

Nas Ne Dogonyat (Not Gonna Get Us em inglês)

30 minutes

As t.A.T.u lançaram duas novas músicas, uma chamada Ne Ver Ne Boisya Ne Prosi e outra chamada Prostye Dvizhenya que foi acompanhada de um videoclipe pôlemico como sempre. Neste clipe, Yulia se masturba e tem orgasmos na frente da câmera, embora nada de pornográfico seja mostrado. O duo obteve sucesso no mercado da Itália, da Espanha e outros países, além de ter alcançado a vigésima posição com dois singles no chart Hot 100 da Billboard, nos Estados Unidos.

Prostye Dvizhenya

Posteriormente, foi feito o lançamento de um DVD intitulado “Screaming for More” , lançado em novembro de 2003, seguido do lançamento de outro DVD, de nome “Anatomy of tATu”, o qual mais tarde foi exibido na televisão russa. O documentário revela que as meninas não eram lésbicas.

Durante os preparativos para o seu segundo álbum internacional, menos lésbico, a dupla lançou um reality show para procurar os melhores compositores. Mas o rompimento com seu mentor, Ivan Shapovalov, ex-psicólogo infantil, foi o ponto principal a levar as meninas a um momento fora do holofote.

Em 2005, a dupla lançou seu segundo álbum chamado Lyudi invalidy / Dangerous and Moving. Este é menos pop e mais eletrônico que o primeiro. Seu primeiro single “All About Us” (que está presente na versão em inglês em ambos CDs) fez muito sucesso nesse período. Logo após isso, lançaram mais três singles para o CD em inglês (todos clipes fracos que não fizeram muito sucesso) e mais dois para o CD russo. A dupla ainda fez muito sucesso na Rússia e no leste europeu, além de ter conseguido um grande legado de fãs no oriente, sobretudo no Japão, Taiwan e Filipinas.

Após quase dez anos de carreira, a dupla decidiu se separar oficialmente. A notícia foi dada em fevereiro de 2011. As cantoras afirmaram que iriam se separar após o lançamento mundial do filme “You and I”, no qual elas fizeram participação, e após o lançamento do álbum “Waste Management Remixes”. Lena e Yulia informaram que a partir dali seguiriam em carreira solo. Posteriormente, Lena Katina disse em entrevista que: “As pessoas vão lembrar da gente pelas ótimas músicas, pela liberdade e por não termos medo de nada. Tiveram as imagens provocativas de duas meninas se beijando, mas, a segunda coisa, é a ótima música”, finalizou. Quando questionada sobre um possível retorno da dupla, a cantora disse: “Talvez em dez anos”.

All about us

Muitos acreditam que o conjunto tenha alcançado sucesso devido às especulações de que as integrantes seriam lésbicas. O primeiro single, (All The Things She Said), foi composto majoritariamente por frases abordando o tema lésbico, tratando um amor impossível e mostra no seu vídeo as duas cantoras vestidas de uniforme escolar se beijando na chuva.

Depois de meses de dúvidas e das polêmicas que elas geravam, acabaram por assumir que tudo não passava de um golpe promocional, ainda assim, a dupla declarou que são, desde sempre, totalmente contra o preconceito sexual.


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Música, Old School e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para t.A.T.u.

  1. PPaulo Migg disse:

    t.A.T.u. está de volta. Julia perdeu a voz, é mãe de dois filhos agora, bissexual assumida. Lena ainda canta e encanta, hoje é casada e faz cara feia toda vez que elas se reúnem. Os tempos mudam, né mesmo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s