Poison


Ficha técnica:
Primeira aparição nos games: Final Fight (1989);
Data de nascimento: indefinida;
Origem: Los Angeles, USA
Altura: 1,75;
Gênero: indefinido;
Peso: indefinido,
Medidas: 88 cm de busto, 66 cm de cintura e 89 de quadril;
Estilo de luta: é autodidata nas artes marciais;
Gosta: seu gato de estimação, batata-frita e o Cody;
Não gosta: tempo que ficou na cadeia, policiais e o prefeito Haggar;
Hobbies: acrobacias;
Golpe especial mais famoso: Poison Kiss.

Em Final Fight, Poison é uma mulher criminosa que faz parte do grupo antagonista do jogo, o Mad Gear (mais sobre a história do jogo? Clique aqui). A personagem e sua parceira Roxy fazem sua primeira aparição no game a partir da segunda fase (no Super Nintendo foram substituídas, mais detalhes a seguir).
Já em Final Fight Revenge, lançado para arcade em 1999 e Sega Saturn em 2000, Poison aparece como uma personagem selecionável e com o cabelo com uma cor nova, o roxo. É a partir deste jogo que ela começa a usar uma arma, o chicote, para fazer alguns ataques como Cat Claw e o Thunder Whip, além de poder roubar as armas do oponente. Também ganha um ataque chamado Poison Kiss, na qual lança um projétil especial em forma de beijo e, durante o ataque, várias fotos dela em poses sugestivas são mostradas! Ao final, o oponente fica todo atordoado, com vários corações rodando em cima da sua cabeça.

Se ficou curioso, às 3:50 é possível ver o golpe Poison Kiss

Neste jogo também é possível perceber que a personagem tem uma queda pelo Cody, já que Poison e seus amigos criam um plano para prendê-lo por seus crimes, a fim de evitar a prisão deles próprios. Quando ele é preso, ela vai visitá-lo na prisão com um buquê de flores, mas sai triste do lugar porque ele nunca iria amar outra pessoa que não fosse a Jessica Haggar.

A personagem reaparece como personagem selecionável no game Street Fighter X Tekken, lançado este ano para PS3, PS Vita, X-box 360 e Windows, mantendo-se como aliada e empresária de Hugo, assim como em Street Fighter III. Eles entram no combate a fim de conseguir o máximo de notoriedade para a dupla, mas no fim isso não dá muito certo

Censura

Poison foi criada como uma personagem fictícia e não selecionável para o jogo Final Fight, e normalmente ela aparecia junto a uma personagem similar chamada Roxy. Contudo, se você jogou Super Nintendo e não lembra de jeito nenhum desta personagem, você não está doido não; é porque a Nintendo censurou totalmente a personagem, olhem na imagem abaixo:
Enquanto o Mega-Drive colocou roupas bem maiores e mudou a cor do cabelo, a Nintendo substituiu por homem, assim Roxy e Poison eram Billy e Sid.

 

        


Mas por que a Poison foi censurada no ocidente?
Além de na época os video-games serem considerados apenas para o público infantil e a Poison aparecer com pouquíssima roupa, de acordo com o livro All About Capcom Head to Head Fighting Games, Poison era mulher quando foi criada, contudo, houve protestos na recepção do jogo nos EUA pelas feministas, já que você deveria bater em uma mulher. Assim o criador, Yasuda, respondeu às objeções falando que todas as personagens femininas do game eram transexuais (acho que aqui no Brasil aí sim iria virar uma polêmica!). Contudo, ainda assim a Nintendo preferiu trocar a personagem por um homem. Bem, pelo menos era o que a maioria acreditava como verdade…
Se você assistir ao vídeo abaixo verá que desde antes de lançarem o jogo imaginava-se o personagem como “Newhalf” (um termo japonês usado para definir um homem transexual ou uma mulher hemafrodita). Só a cabeça de um japonês para colocar um personagem assim em um vídeo game. Aliás, o que é pior: bater em mulher ou transexual?

A polêmica explicada…

Ainda hoje há muita controvérsia sobre qual seria o gênero de Poison, ou seja, se é homem, se é uma transexual já operada e etc. Na verdade, a Capcom mantém esta discussão e nunca revela totalmente o gênero da personagem, fazendo com que assim aumente sua publicidade!


Sobre reitigre

Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Poderiam moldar tão temível simetria? Em que distante profundezas ou céus Queimam o fogo dos teus olhos? Em que asas veio essa chama? Que mãos ousam tocar nesse fogo? E qual ombro e qual arte? Poderia mudar as fibras do teu coração? E quando teu coração começou a bater Qual horrível mão teria forjado seus pavorosos pés? Qual martelo? Qual corrente? Em que fornalha estava teu cérebro? Que bigorna? Que terrível abraço Ousou conter teu horrível terror? E quando as estrelas desferiram seus raios, e inundaram os céus com as lágrimas delas, Ele sorriu por Seu trabalho ver? Aquele que criou o cordeiro também Te fez? Tigre, tigre, brilho incandescente dentro das florestas à noite Que imortais mãos ou olhos Ousaram moldar tão temível simetria?
Esse post foi publicado em Games e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Poison

  1. italogcc disse:

    Por mim, tem que ir direto na origem da questão. Portanto, mulher XX.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s